A divina comedia nada mais é do que uma serie de eventos catastróficos, sendo que o termo “comedia” não quer dizer algo engraçado em si, mas apenas para contradizer o termo tragédia.
Uma divina comedia são varias provações que os Deuses (ou Deus em si para os cristãos) empoem para seus fieis, sendo que quanto mais eles passam por desafios e apuros mais eles se divertem.
A divina comedia original é a escrita por Dante Alighieri, sua obra possui três partes: Inferno, Purgatorio, e Paraiso. Cada uma de suas partes está dividida em cantos, compostos de Tercetos. A composição do poema é baseada no simbolismo do número 3 (número que simboliza a Santíssima Trindade, assim como também, simboliza o equilíbrio e a estabilidade em algumas culturas, e que também tem relação com o triângulo): Possuí três personagens principais: Dante, que personifica o homem, Beatriz que personifica a fé e Vírgilio que personifica a razão; cada estrofe tem três versos e cada uma de suas três partes contêm 33 cantos.Os 3 livros que compõem a Divina Comédia são divididos em 33 cantos (sendo que o Inferno possui um canto a mais que serve de introdução ao poema), com aproximadamente 40 a 50 tercetos. No total são 100 cantos e 14.233 versos. Os lugares de cada livro (o inferno, o purgatório e o paraíso) são divididos em nove círculos cada, formando no total 27 (3 vezes 3 vezes 3) níveis. Os 3 livros rimam no último verso, pois terminam com a mesma palavra: stelle, que significa - estrelas -.
Enfim, a obra de Dante Alighieri inspirou varios outros livros com o mesmo tema ou bastante parecidos, entre eles eu destaco o game Devil May Cry 3, onde o personagem principal dante passa por provações parecidas com as do livro.
Bom a todos que viveram, vivem ou viverão uma divina comedia não se dezesperem, sempre tem um final feliz...(ou não ne? Vai saber)