domingo, 13 de março de 2011

Gatos e origens misticas

Os gatos sempre estiveram presentes há milênios convivendo com o homem, mas são bem mais do que simples animais de estimação que deram certo. Sua trajetória com a humanidade se mescla também no mundo espiritual.

Muito lembrados como familiares de bruxas e explorados nos filmes, onde uma bruxa (o) sempre tem seu gato preto. Em muitas culturas os gatos (independentes de sua coloração) são guardiões das portas do outro mundo. Sua passagem mais forte foi nas terras do Egito onde representavam e acompanhavam a deusa Bastet.

Em culturas nórdicas os gatos são guardiões das sombras humanas ou do seu lado mais oculto e obscuro. A função dos gatos e sua ligação com os místicos são de proteger sua alma. Um gato tem o poder de guardar o seu dono contra o mal. Pelo contrário das crendices mais populares de que o gato preto é o portador do azar, ele é um formidável amigo são guardiões do espírito humano. A sua imagem mais forte ainda é ligada a da Deusa com rosto de gato Bastet.

Bastet era, porém uma mulher mortal que imigrou da cultura nórdica, ao contrário da imagem que se passa ela era de aspecto nórdico (loura, pele muito clara e olhos azuis). Era alta sacerdotisa de divindades ligadas aos gatos como a deusa Freija e ensinou sua religião e a importância dos gatos aos povos do Egito.

Ela na verdade não tinha rosto ou cabeça de gato, mas usava uma maquiagem que representava um gato. Ensinou a magia dos gatos sua ligação entre os mundos dos vivos e dos mortos e seu poder de proteger a alma. Bastet era uma sacerdotisa muito sábia que curava doenças e possuía poderes paranormais. “Após “a sua morte a mulher e sacerdotisa” Bastet” foi divinizada e transformada na figura mitológica da deusa com rosto ou cabeça felina, passando a ser adorada como a Deusa Bastet em sua forma benéfica e como Sekmeth em sua forma irada, em vez de cabeça de gato se apresentava então com cabeça de leoa.

O importante é perceber que homens, magos e sacerdotisas foram após suas mortes divinizadas (tornados deuses). Os gatos também têm o poder (como guardiões das sombras) de trazer a sombra do bruxo de volta quando ela é liberada em rituais, quando pode vagar por um tempo a sós. Em outro ritual dedicado aos gatos eles podem trazê-la de volta, fortalecendo assim sua ligação com a alma do místico. Adoráveis, inteligentes e sedutores os gatos são fiéis aos seus donos, mas ao contrário dos cães, não vêem os donos como superiores, mas como iguais. Talvez por isso seu ar mais independente. Eu particularmente sempre senti essa ligação com os gatos, sempre os tenho por perto espero poder ter sempre ao lado suas faces felinas e a magia poderosa de Bastet.
Dedicado a Fernanda que me deu a brilhante ideia deste post

Você tambem acha isso em: http://grupoanimus.forumbrasil.net/t65-os-gatos-artigo-de-junho10-em-covenanimuscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário